Páginas

12 de agosto de 2011

Um sitema muito simples (e barato) de começar hidroponia


Este é um sistema extremamente simples para quem quer começar. Ou pelo menos uma explicação de como fazer um sistema simples. Não é necessária experiencia prévia, nem são precisos materias caros ou elaborados.

São precisos:
  • 2 recepientes de tamanho médio. Serão os recepientes que vão conter água. quanto mais água puderem levar, mais tempo o sistema funciona sem intervenção humana.
  • 1 recepiente pequeno para suportar a planta. Este recepiente poderá ser metade de uma garrafa PET de água, 1,5 litros. Normalmente estas garrafas afunilam a meio, se forem cortadas por essa altura é perfeito. Este recepiente deverá estar furado no fundo para a água escoar completamente.
  • 1 pedaço de tubo. Qualquer tubo. Importante é que só deixe passar uma quantidade muito pequena de água. Se possível só gota a gota. Pode ser um pedaço de mangueira que se fecha com calor e depois abre-se um furinho com uma agulha. A ideia é alguma coisa que deixe pingar sobre a base da planta água.
  • 1 planta (muda) jovem com 2 ou 3 folhas reais (quando uma semente germina, as primeiras folhas são consideradas falsas. Só servem mesmo para os primeiros passos da planta. As proximas folhas é que são as reais).
  • meio de crescimento. Existem muitos materiais para ser utilizados, e estou a preparar um post apenas sobre isto. Desde serradura, areia, pedras pequeninas até a minerais expandidos (são materiais aquecidos a uma temperatura tal que a água na sua consituição rebenta e faz com que se pareça uma pipoca mas de pedra). A leca é argila expandida e a vermiculite o calcario expandido. São a minha escolha de eleição mas têm um custo. O importante é que não tenha qualquer valor nutritivo. Todos os nutrientes deverão estar na água servindo apenas para segurar a planta no sítio.
Como fazer:

Num local mais elevado (na imagem eu meti uma cadeira mas pode ser em qualquer outro local) coloca.se um recepiente. Na base desse recepiente deverá sair o tubo que deixa escorrer água directamente sobre a base da planta.

O recepiente mais pequeno deverá estar escurecido (pintado ou forrado com papel de aluminio) para que a luz não entre para a raiz. Deve ser cheio com o material de crescimento, furado por baixo (o mais possível desde que não deixe escapar o meio. Se for areia por exemplo, pode-se por um pouco de esponja no fundo) e a planta deverá ser colocada no centro do recepiente.

Depois coloca-se esse recepiente debaixo do tubo que sai do reservatório superior de forma a que a água quando passar caia no interior. Quando o reservatório superior estiver vazio, volta-se a colocar lá a água.

A Água

A água deverá ser uma água rica em nutrientes. Uma boa receita é, num balde colocar (dentro de um pano fechado) borra de café, casca de ovo reduzida a pó e cinza de madeira (ou outra qualquer como de cigarro, mas só a cinza). Depois será com essa água que o sistema funciona.


E pronto. hidroponia simples. A partir daqui pode-se complicar. A água não precisa de ir logo para o reservatório inferior. Pode cair sobre outro vaso com outra planta mais abaixo. E pode-se arranjar uma forma (com uma bomba de água por exemplo) de elevar a água do recepiente de baixo para o de cima. A partir daqui, a imaginação e criatividade é que mandam.

3 comentários:

Anderson Porto disse...

Gostei! Fiz um com bomba de aquário que ficou bem legal. A água era despejada numa caixa de plástico.

Ricardo disse...

Sim, os materiais são aqueles que temos à mão. Se tivermos uma bomba podemos eliminar por completo o reservatório superior, fazendo a água correr em cascata sobre o vaso

António disse...

boas, não consigo enviar Email para pedir mais dicas. Se alguém me poder enviar para agomes2507@gmail.com eu agradeço
Saúde e bons cultivos
António

Enviar um comentário